Em tudo semelhante a uma rave, mas da informática, o Minho Campus Party vai juntar no Pavilhão de exposições, em Viana do Castelo, mais de mil utilizadores que ali acampam durante quatro dias para tirar partido da proximidade com os seus pares na troca de conhecimento e na possibilidade de Jogar. O Minho Campus Party abriu hoje as portas às 10 da manhã mas o início oficial da party é apenas à meia-noite de hoje.



Depois de duas edições consideradas bem sucedidas, reunindo em 2001 mais de 300 utilizadores, que passaram a 700 em 2002, a Associação Indústrial do Minho (AIMinho) volta a contar com um impressionante número de empresas patrocinadoras do evento, que fornecem as soluções de conectividade, software e apoio diverso. A Portugal Telecom, Cisco Systemas, Sun, HP, Microsoft, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo estão entre os principais nomes referenciados, a que se soma o apoio do Programa Operacional Sociedade da Informação, ainda não confirmado.



Os participantes, que se inscreveram em número recorde, ultrapassando rapidamente os mil internautas pelo que muitos tiveram de ficar em lista de espera, levam o seu próprio equipamento informático, acampando em tendas fornecidas pela organização que também providencia a alimentação. Esta experiência única permite-lhes muitas vezes conhecer outros internautas com que só contactavam pela Internet e trocar informações beneficiando da largura de banda disponibilizada gratuitamente.



O Minho Campus Party conta com uma infra-estrutura de alta performance de routing e switching (Ethernet 10/100 e Gigabit), com ligação à Internet em STM-1, fornecidas pela Cisco Systems. Esta empresa vai ainda instalar um hotspot público a 54 megabits por segundo, suportado por duas redes wireless, uma de 11Mbps e outra de 54 Mbps. A conectividade à Internet é garantida pela Portugal Telecom, que assegura uma linha de 100 Mbps.



Em simultâneo com as actividades desenvolvidas pelos utilizadores, o Minho Campus Party conta ainda com um conjunto de exposições, demonstrações, pequenos cursos, conferências e workshops, com acesso livre e gratuito a todo o público. O MINHO NET POINT começou já hoje e estende-se até sábado, dia 2 de Agosto.



Para os entusiastas de jogos, o Minho Campus Party tem também este ano uma novidade, que passa pelo facto das competições nesta festa serem simultaneamente eliminatórias dos World Cyber Games, respeitando os seus procedimentos competitivo. A equipa de controle do World Cyber Games vai acompanhar as competições, cujos resultado finais contam para classificação nestes jogos.



A AIMinho espera que mais uma vez com esta edição do Minho Campus Party se mostre a capacidade de dinamismo e organização da região, provando ao mesmo tempo que a Região do Minho "tem condições únicas para se afirmar e consolidar como uma Região tecnológica".

Notícias Relacionadas:

2002-07-31 - O "festival" dos computadores começa hoje em Guimarães

2001-08-29 - Minho Campus Party 2001: A odisseia na Rede