Desta vez parece ser a sério: a fundação Mozilla vai mesmo desenvolver uma versão móvel do Firefox, que conta lançar em meados do próximo ano. A base do browser para telemóveis vai ser o Mozilla2 que terá uma versão móvel.

Mike Schroepfer, vice-presidente de engenharia da Mozilla admitiu no seu blog que a intenção de avançar com tecnologia para equipamentos móveis é séria e que têm vindo a fazer contratações e parcerias nesse sentido.

A Mozilla não tem estado afastada do mundo dos telemóveis e já existe uma versão baseada na plataforma da empresa a correr no Nokia N800, com o Firefox a integrar também o Ubuntu Mobile e o projecto Internet da Intel.

Agora a componente móvel vai ser integrada de raiz na nova plataforma Mozilla2, mas deverá ser lançada em 2008 um Mobile Firefox que pode correr extensões do browser e permitir o desenvolvimento de aplicações ricas através do XUL.

A maior concorrência ao Mobile Firefox provém da Microsoft e da Apple que integraram os seus próprios browsers nas plataformas móveis, mas também da Opera que tem vindo a desenvolver navegadores para telemóveis há alguns anos.

Notícias Relacionadas:

2007-07-17 - Firefox ganha terreno ao Internet Explorer na Europa