É possível a partir de hoje ativar o modo de poupança de energia que o navegador Opera tem mantido em testes na developer release da sua versão mais recente. E a informação avançada no blog oficial do browser indica que as melhorias nos índices de autonomia durante a navegação na internet podem chegar aos 50% face ao desempenho apresentado pelo Chrome, por exemplo. Não são mostrados comparativos de desempenho relativos a outros navegadores concorrentes, contudo.    

[caption][/caption]

Sempre que o portátil for desligado da corrente elétrica, o Opera mostra um ícone de uma bateria junto ao campo de pesquisa e inserção de endereços Web. Clicar neste elemento gráfico ativa a funcionalidade, que é também sugerida automaticamente ao utilizador sempre que a autonomia do equipamento atinge 20% apenas.

[caption][/caption]

Como havíamos explicado aquando do lançamento da developer release desta versão do Opera, esta poupança de energia é possível através da redução da atividade em separadores abertos em background, da frequência com que o processador é solicitado e da velocidade com que os conteúdos são apresentados no navegador, agora limitada a 30 frames por segundo.

Outras novas funcionalidades incluídas nesta nova versão 38 do Opera para Windows e OS X são as possibilidades de utilizar uma imagem à escolha como template e de adicionar listas personalizadas à função de ad blocker, por exemplo.