Alterando os seus planos iniciais, a Mozilla anunciou o adiamento do lançamento da beta do Firefox 3.6. Em vez desta sexta-feira, como estava previsto, a nova versão do browser ficou prometida para 21 de Outubro, próxima quarta-feira.

Enquanto a beta com estatuto de oficial não chega, foi disponibilizada uma versão de teste prévia, que poderá não ter todas as funções activas, além de pequenos bugs, salvaguarda a empresa.

O Firefox 3.6 contará com algumas melhorias em relação à versão anterior, nomeadamente novos temas, melhoria na reprodução de conteúdo JavaScript, sincronização de bookmarks, melhorias na restauração de sessões e um novo mecanismo para verificar actualizações de plug-ins e complementos.

A nova beta é uma versão intermédia que servirá para antecipar as alterações maiores que se prevêem incluídas no Firefox 4.0, cuja estreia está marcada para 2010.

Entre as novas características em desenvolvimento para o Firefox 4.0 está um novo interface, que será mais leve e oferecerá suporte para ecrãs de toque.

Outra novidade será a introdução de um sistema idêntico ao utilizado no Chrome, em que cada separador funciona de forma autónoma para minimizar os impactos para o utilizador de perder toda a sessão se uma página der problemas.