A Mozilla colocou online uma lista com as extensões que mais prejudicam o desempenho do Firefox. Ao todo são avaliados 50 add ons, e entre eles os mais populares junto dos utilizadores do browser.

De acordo com a análise da Mozilla, por cada extensão instalada, o Firefox vai demorar 10 por cento mais tempo a iniciar. Há casos em que os add ons podem tornar o Firefox até 74 por cento mais lento.

No "top5" desta "lista negra" o primeiro e segundo lugares são ocupados, respectivamente, pelo tradutor Fox Lingo e pelo Firebug, uma ferramenta de análise e correcção de erros de programação web - os tais que diminuem o rendimento do browser em 74 por cento. O bronze é arrecadado pela "ferramenta meteorológica" AniWeather, com 54 por cento.

A lista continua com o gestor de downloads FlashGot, que pode tornar o browser 50 por cento mais lento, em quarto lugar, e com os horários de todo o mundo do FoxClocks na quinta posição, com 46 por cento.

[caption][/caption]

Com a iniciativa a Mozilla pretende alertar não só os utilizadores para verificarem as extensões instaladas (em quantidade e género), mas também os programadores, para que melhorem o código desenvolvido.

Para os últimos, a criadora do Firefox deixa um link para um conjunto de melhores práticas e sugestões para melhorar o desempenho das extensões.

Nota da Redacção: Foi melhorada a explicação da funcionalidade do Firebug.