A Microsoft afirma que
os 100 milhões de dólares (113,4 milhões de euros e 22,73 milhões de contos)
investidos na sua força de venda de publicidade online na Europa
estão a começar a dar retorno, embora a crise naquele género de mercado
publicitário continue a agravar-se.



Embora não tenha revelado resultados financeiros relacionados com o
portal, a Microsoft afirmou que a unidade de negócio MSN na Europa aumentou o volume
de vendas de publicidade em mais de 40 por cento no último trimestre, e
atribuiu grande parte desse crescimento ao investimento dos 100 milhões de
dólares, iniciado no Outono e destinado à promoção da Internet junto dos
anunciantes.



"A nossa principal fonte de receita continua a ser a publicidade
online", afirmou Yusuf Mehdi, vice-presidente da empresa para o MSN,
citado pela ZDNet UK. "E
estou a exagerar tanto como qualquer outra pessoa no mundo acerca do seu
potencial".



De qualquer modo, alguns peritos continuam pessimistas acerca de uma
possível recuperação da publicidade online - inicialmente esperada
para a segunda metade de 2002 - e questionam-se sobre a viabilidade do MSN
na Europa exclusivamente como portal.



No mercado, a especulação quanto a uma tentativa de aproximação do
gigante do software ao mercado europeu de ISPs de modo a atrair
subscritores pagantes tem aumentado - uma fonte de receita vital se a venda
de publicidade online continuar em queda e se as dúvidas acerca da
subsistência do modelo de portal puro se mantiverem.



Segundo o noticiado pela ZDNet, a Microsoft tinha decidido abandonar
uma estratégia anterior para a Europa que consistia em desenvolver o seu
próprio negócio ISP de origem e actualmente tem um pequeno negócio ISP no
velho continente, construído através de parcerias com empresas de
telecomunicações como a British
Telecommunications
, no Reino Unido, ou a WorldCom, na Alemanha.



A empresa de Bill Gates tem também algumas participações
minoritárias em ventures de acesso em banda larga, como a UPC e a Telewest, de modo a
iniciar-se no mercado e a criar procura para os seus produtos de
software e serviços de Internet.



Mehdi afirmou que a Microsoft já foi contactada por outros ISPs
europeus acerca de uma possível aliança. O mesmo responsável afirmou, em
declarações à ZDNet, que estes ISPs, necessitados de um aumento de tráfego,
expressaram interesse em fazer do MSN o seu portal Web central.



Notícias Relacionadas:

2002-01-18 - Nortel, Microsoft e IBM apresentam resultados relativos ao
último trimestre de 2001

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.