A MTV Networks vai abrir esta semana o acesso público ao Urge, um serviço de música online semelhante ao da Napster e RealNetworks. O serviço será apoiado pela Microsoft, uma vez que utiliza a aplicação Windows Media Player 11, desenhada para facilitar as pesquisas e navegação dos utilizadores pela vasta biblioteca multimédia disponível no Urge (ainda indisponível).

O modelo de tarifário é também equivalente ao de outras lojas online. Por 9,95 dólares por mês os utilizadores podem ouvir as músicas nos seus computadores enquanto que por 14,95 dólares poderão descarregar as mesmas para os seus leitores de MP3.

A MTV venderá ainda downloads a 99 cêntimos de dólar por faixa, sendo o serviço compatível com vários leitores portáteis de MP3 que funcionem com Windows Media, incluindo a consola Xbox 360, avançou a Microsoft num comunicado de Janeiro deste ano.

De acordo com o jornal americano The New York Times, o Urge disponibiliza uma biblioteca musical de 2 mil faixas, incluindo versões aos vivo nos espectáculos da conhecida cadeia televisiva que, em caso de falha do pagamento mensal, deixarão de poder ser ouvidas pelos utilizadores.

Semelhante a outros serviços de música online, a MTV espera diferenciar o Urge através dos conteúdos que disponibiliza, nomeadamente com versões apresentadas nos espectáculos ao vivo, nos programas que exibe, nas entrevistas exclusivas com os mais variados artistas e videoclips, entre outros.

Para além da biblioteca musical online e da possibilidade de downloads, o Urge inclui ainda 130 estações e rádio online e vários blogs referentes a diversos estilos musicais.

Notícias Relacionadas:

2004-03-22- Microsoft prepara lançamento de loja de música online