Foi apresentado esta semana o projecto Alentejo Litoral Digital, uma iniciativa dinamizada pela Associação dos Municípios do Litoral Alentejano (AMLA) que se candidatou à medida Portugal Digital do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI). De acordo com uma notícia da Agência Lusa, o investimento previsto está entre os 5 e 7,5 milhões de euros até 2005.



Os concelhos envolvidos no projecto são Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal, os mesmos que participam na Associação dos Municípios do Litoral Alentejano (AMLA). O presidente da AMLA, Vítor Proença explicou à Lusa que este é um projecto ambicioso que visa modernizar os procedimentos aproximando-os do cidadão e contribuindo para o desenvolvimento sócio.económico da região.



A criação do Alentejo Litoral Digital pode "constituir uma forma de afirmar a região e as suas várias potencialidades", explicou o presidente da AMLA. Esperam-se efeitos a nível da competitividade regional, nomeadamente em relação à plataforma portuária, logística e industrial, mas também em termos da diversificação e qualificação do turismo e da produção agro-florestal.



Estão também contemplados a valorização do capital humano e a salvaguarda do património natural e cultural, prevendo-se intervenção em áreas de saúde, solidariedade serviços de inteligência regional.

Notícias Relacionadas:

2003-03-18 - Fundos estruturais têm impacto positivo na Sociedade da Informação