A crise no sector discográfico continua a aumentar à medida que os utilizadores vão preferindo comprar online as músicas de que gostam. As ligações de banda larga, o lançamento de cada vez mais modelos de MP3 e de telemóveis com capacidade para a reprodução de músicas são alguns dos factores que potenciam esta tendência.




De acordo com a Nielsen SoundScan, o mercado norte-americano é um dos exemplos do crescimento da adesão aos formatos de música digital. Os dados compilados pela consultora indicam que este sector cresceu 60 por centro na referida região no primeiro semestre tendo sido atingido um volume de vendas na ordem dos 23,5 milhões de cópias.




Por sua vez, as vendas de música em CD caíram 19,3 por cento fixando-se agora nas 205,7 milhões de unidades, publicou a Reuters.




O iTunes é actualmente o líder de vendas que, de acordo com as estimativas publicadas, detém 70 por cento do mercado em questão. A Universal Music Group é a companhia com maior participação nas vendas - cerca de 27 por cento - e mais de 35 por cento do mercado total.




A Warner Music Group, a quarta maior companhia discográfica do mundo, tem a segunda maior participação em vendas de música digital dos Estados Unidos.




Tendências mundiais


A Federação Internacional da Indústria Fonográfica também apresentou os dados recolhidos durante 2006 e apresentou o balanço das vendas totais, a nível mundial, do ano que passou.




A tendência de crescimento mantém-se numa altura em que os downloads de música através da Internet e telemóvel aumentaram 85 por cento. As músicas em formato digital foram responsáveis por 11 por cento do total de vendas em todo o mundo, ou seja, mais nove por cento do que em 2004.




Contudo, em termos de receitas o mercado global registou uma quebra de cinco por cento comparativamente a 2005 fixando-se agora nos 19,6 mil milhões de dólares.




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