A Amazon começou a vender músicas dos artistas da Sony BMG na sua loja online. A novidade é que as faixas são comercializadas sem tecnologia de protecção anti-cópia, os conhecidos DRM.



Com este anúncio, a Sony torna-se a quarta empresa discográfica a vender música digital na Amazon, o que faz da loja online a principal fornecedora de ficheiros MP3 livres de DRM das maiores companhias discográficas do mundo.



Em comunicado, a Sony BMG indica que a totalidade do seu catálogo musical deverá estar disponível para venda no final deste mês. Por essa altura, os utilizadores podem adquirir músicas de artistas como Bruce Springsteen, Foo Fighters, Santana e Justin Timberlake livres de qualquer protecção anti-cópia, o que lhes permite ouvir os ficheiros em qualquer leitor de MP3, seja no iPod, no Zune ou no reprodutor incluído nos telemóveis.



Considerada a segunda companhia discográfica de maior dimensão, a Sony BMG converteu-se na última grande empresa do ramo a vender as suas músicas digitais sem protecção anti-cópia, com o lançamento do seu serviço MusicPass.



Resta salientar que a indústria musical registou em 2007 um decréscimo de 15 por cento nas vendas de CDs. Por oposição, as vendas de música digital aumentaram.



Apesar dos bons resultados no que se refere ao segmento digital, os benefícios totais da indústria ficaram aquém do desejado, o que levou os directores das principais empresas a considerar novos modelos de negócio e estratégias para conquistar o mercado no futuro.



A disponibilização de ficheiros sem protecção anti-cópia foi uma das medidas consideradas pelas empresas discográficas em 2007 e, ao que parece, resultou já que tornou possível compensar as perdas sentidas na venda de CDs.



Notícias Relacionadas:

2008-01-08 - Música online continua a ganhar terreno face aos CDs tradicionais

2007-12-31 - Warner vende música online sem DRM através da Amazon