Information and Communications Technologies (ICT) é um grupo de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecido recentemente para incentivar e promover a utilização de computadores e das novas tecnologias no combate à pobreza no mundo.



Entre as medidas que se poderão vir a adoptar está o uso de satélites de órbita baixa para possibilitar aos países mais pobres acesso mais rápido à Internet e a serviços de banda larga sem serem obrigados a investir na construção de linhas terrestres.



Dirigindo-se ao novo grupo de intervenção criado, Kofi Annan, secretário geral da ONU, citado pela Reuters, explicou o ponto de vista da organização que representa. "As novas tecnologias criam emprego. Estão a transformar a educação, a saúde, o comércio, a política e assim "podem ajudar na entrega de assistência humanitária e até mesmo contribuir para a paz e a para a segurança".



De acordo com a ONU, este grupo de trabalho foi criado para estabelecer um fórum global para a utilização das tecnologias de informação e da comunicação no mundo em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, deverá promover parcerias entre governos, empresas e grupos civis de modo a estabelecer estratégias de desenvolvimento na área das novas tecnologias. O ICT visa essencialmente combater e erradicar a pobreza nas nações menos desenvolvidas. "Acima de tudo, queremos ajudar a construir pontes digitais para os milhões de pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza, sem qualquer acesso à 'revolução digital'", afirmou Annan dirigindo-se ao painel.



O ICT será presidido por Jose Maria Figueres Olsen, antigo presidente da Costa Rica e ao que tudo indica, um grande incentivador do desenvolvimento digital no seu país.

Notícias Relacionadas:

2001-07-15 - Apoiar estudantes pode impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias

2001-04-06 - ONU defende total liberdade na utilização das TI

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.