A decisão do juiz do Tribunal Federal de falências de Delaware que afasta a possibilidade da Bertelsmann, o grupo de media alemão, adquirir os bens do Napster precipitou o fim da empresa que se tornou um paradigma da troca de músicas na Internet. Ontem o director executivo do Napster afirmou que os bens da empresa seriam liquidados, apresentando depois a sua demissão e despedindo todos os funcionários, noticiou o New York Times.



No site do Napster aparece agora a seguinte mensagem "Napster was here", seguida de uma imagem de obituário para o gatinho (símbolo do serviço de troca de músicas) morto. Aquela que parecia ser a última esperança para a sobrevivência da empresa, e que consistia na possibilidade da Bertelsmann investir 8 milhões de dólares (cerca de 8 milhões de euros) para reanimar o serviço que passaria a ser pago, parece ficar agora completamente afastada.



Esta possibilidade de aquisição, avançada em Maio deste ano, estava também já reduzida a uma mera hipótese, visto que o grupo de media alemão comunicou ainda ontem estar a realizar fortes desinvestimentos na área da Internet, o que poderia comprometer a sua aposta no Napster. A empresa está à procura de um comprador para a sua livraria online, a BOL.


O juiz do Tribunal de Falências afirmou que poderia existir um conflito de interesses entre o Napster e a Bertelsmann como justificação para o decidir contra a aquisição. A decisão do juiz afirma mesmo que Konrad Hilbers teria "um pé no lado do Napster e outro no campo da Bertelsmann".




O director executivo do Napster pretende agora modificar o seu pedido ao tribunal de falências de Chapter 11 (que permite a reorganização da empresa e protecção contra credores), para Chapter 7 que implica a venda de todos os activos. Quarenta e dois funcionários foram entretanto despedidos porque já não havia dinheiro para pagar salários, restando apenas dois empregados que vão gerir o processo de falência.

Notícias Relacionadas:

2002-08-12 - Bens do Napster vão ser vendidos em leilão

2002-06-04 - Napster inicia processo de reestruturação

2002-05-20 - Bertelsmann evita falência do Napster por oito milhões de dólares

2002-04-12 - Napster despede 30 por cento da sua força laboral