
Foi uma das maiores campanhas da NASA na Estação Espacial Internacional (EEI) e chegou ao fim na passada semana. Quase 20 anos depois de ter feito chegar à EEI o primeiro de 11 módulos científicos ExPRESS (Expedite the Processing of Experiments to the Space Station), a agência espacial norte-americana deu por terminada a missão, depois ter comunicado a chegada da última unidade da remessa.
Estes módulos são responsáveis por fornecer energia, sistemas de comunicação, espaço de armazenamento e tecnologias de controlo de temperatura a um máximo de 10 carregamentos em simultâneo. Os módulos são também essenciais à condução de experiências científicas a bordo da estação e a chegada desta última unidade vai fazer com que a estrutura cumpra todo o seu potencial de investigação.
Os módulos científicos foram criados no Johnson Space Center, em Houston, no final da década de 90.

Esta missão assinala o fim de uma era para o trabalho da NASA na EEI. Nos próximos anos, a agência espacial vai dedicar a maior parte dos seus esforços aos projetos do Programa Artemis. O primeiro marco deste programa deverá ser atingido em 2024, ano em que a agência espera conseguir levar a primeira mulher à Lua.
No âmbito deste programa, está também contemplada a construção de uma base espacial chamada Gateway. Esta servirá para abrigar os astronautas e ser utilizada para as ações de treino.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Aproveite para experimentar novas apps gratuitas no smartphone ou tablet -
Site do dia
A arte pode ajudar a compreender o que sentimos? Descubra em Artetik: From the Art -
Multimédia
ISS de parabéns: 25 anos de um laboratório no espaço que já recebeu mais de 270 astronautas -
How to TEK
Como contribuir para ajudar o Google Maps a descobrir novos locais
Comentários