Os ministros da defesa da NATO consideraram que é necessária uma acção mais firme no combate aos ciberataques a sites de Internet chave. A posição surge na sequência dos ataques a vários sites públicos e privados na Estónia, depois do Governo daquele país ter decidido mudar de lugar uma estátua que homenageava o regime soviético. A autoria do ataque foi atribuída à Rússia, que negou as acções.



No último encontro da NATO o tema foi debatido e o organismo garante que voltará a ser alvo de uma atenção cuidada pelas suas estruturas. "Houve um consenso relativamente à necessidade de realizar um trabalho urgente de melhorias na capacidade para proteger os sistemas de informação de importância crítica", referiu o porta-voz da Nato citado pela Reuters.



O mesmo responsável acrescentou que os ataques à Estónia foram "sustentados, coordenados e focados com claras implicações económicas e para a segurança nacional", razão pela qual serão alvo de análise no seio da NATO.


Recorde-se que durante o ataque alguns sites do país receberam mais de mil cliques por segundo, valor que normalmente é registado durante um dia inteiro.



Notícias Relacionadas:

2007-05-29 - Origem do spam concentrada em duas centenas de grupos