A principal organização europeia de defesa dos direitos do consumidor solicitou às entidades da concorrência da UE que analisem os impactos para a privacidade dos consumidores europeus do negócio entre a Google e a DoubleClick.



A BEUC mostra-se preocupada com os efeitos da junção das bases de dados de informação das duas companhias, que dará origem ao maior historial de informação sobre consumidores na web alguma vez existente.



O pedido do organismo europeu segue-se a um pedido semelhante já realizado por parte dos grupos com as mesmas competências nos Estados Unidos, que também revelava o mesmo tipo de preocupação, embora a Google assegure que não há motivos para alarme.



"Até agora as duas empresas têm bases de dados complementares com dados privados. Se as juntarem vão aumentar de forma significativa as suas informações de perfil sobre os utilizadores de Internet", sublinha a declaração da BEUC que divulga o pedido feito à CE. "Nunca antes uma única companhia teve o poder tecnológico e de mercado para reunir e explorar tanta informação sobre o que faz um utilizador na Internet", acrescenta-se.



Recorde-se que a Google já está debaixo do olhar da Comissão Europeia por causa do período, considerado excessivamente longo, durante o qual guarda informação sobre os critérios de pesquisa dos seus utilizadores. O tema que aliás desenvolvimentos recentes com a empresa de Internet a comprometer-se a fazer uma redução de 24 para 18 meses desse período de armazenamento da informação.



O negócio da Google e da Double Click envolve um investimento da Google na ordem dos 2,29 mil milhões de euros e dá à proprietária do motor de busca mais utilizado em todo o mundo a possibilidade de ganhar mercado na área da publicidade online e optimizar o negócio da pesquisa de informação.



Notícias Relacionadas:

2007-06-11 - Google chumbado na defesa da privacidade dos utilizadores

2007-05-29 - Investigação do negócio entre Google e DoubleClick nas mãos da FTC

2007-04-16 - Google concretiza compra da DoubleClick por 3,1 mil milhões de dólares

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.