A loja online do Continente comemora este mês o seu 11º aniversário, numa altura em que já ultrapassa a fasquia dos 300 mil clientes registados e soma acima de 4,5 milhões de visitas e 68 milhões de exibições de páginas anuais. As receitas, apesar da crise, continuam a aumentar.



Como é hábito, os responsáveis do Continente Online não revelam números, mas referem que os valores que resultam do negócio feito pela Internet têm crescido a dois dígitos nos últimos anos, 2011 incluído.



Os restantes números têm-se mantido "bastante consistentes", referiu fonte do Continente Online ao TeK, "o que demonstra que a plataforma tem graus de fidelização e satisfação bastante sólidos".



O conjunto de serviços complementares, relacionados com as compras através da Internet que a empresa disponibiliza, também tem aumentado, sendo o Continente Online Drive o mais recente.
A opção que permite comprar online e levantar as compras na loja sem sair do carro só está disponível para o Continente do Centro Colombo, embora a intenção continue a ser a de alargar o serviço a outros locais do país.



A par da reserva de manuais escolares ou dos cabazes de Natal, entre outros, "são serviços em que a facilidade e conveniência dos mesmos acaba por se refletir de uma forma muito positiva no seu sucesso".



No hipermercado virtual existem mais de 20 mil produtos alimentares e não alimentares disponíveis, incluindo os chamados produtos frescos (carne, peixe e fruta), que podem ser entregues "desde Viana do Castelo a Vila Real de Santo António".



O Continente Online opera em quase todo o país, exceto na Madeira e nos Açores, com uma cobertura de cerca de 65% da população portuguesa. A disponibilidade de horários e geografias "varia em função da procura e colocação de encomendas", acrescenta a empresa.



A título de curiosidade, e embora as compras online sigam na maior parte das vezes o mesmo comportamento das lojas físicas, verifica-se uma ligeira predominância de artigos onde o "fator peso" assume maior relevância. "Artigos como águas, leites, rações de animais têm uma maior participação devido à conveniência de carregarmos as compras até casa do cliente".



É nesta conveniência que o negócio online do Continente pretende continuar a apostar sempre que desenvolver e lançar novos serviços.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé