A Anacom revela que, no terceiro trimestre deste ano, foram realizados no NET.mede cerca de 214 mil testes à velocidade dos acessos à Internet, resultando numa média de 2327 testes diários. O número diminuiu 25% face ao trimestre anterior e 30% face ao trimestre homólogo, sendo também o número de testes trimestral mais baixo desde o início da pandemia, avança a entidade reguladora.

Os dados indicam que 70% dos testes foram realizados em acessos fixos nacionais de clientes residenciais e 22% em acessos móveis. Os restantes referem-se a acessos não residenciais, com 7%; associados a operadores estrangeiros, com 0,02%; ou indefinidos, com 2%.

“Dos 308 concelhos de Portugal, 306 registaram testes em acessos fixos residenciais e 300 em acessos móveis”, indica a Anacom. Olhando para os acessos fixos, as Áreas Metropolitanas de Lisboa (AML) e Norte registaram o maior número de testes. Já nos acessos móveis, destacam-se as regiões Centro e Norte. Lisboa foi o concelho com o maior número de testes realizados, seja em acessos fixos residenciais ou em acessos móveis.

Clique nas imagens para mais detalhes

Em comparação com o mesmo trimestre em 2020 foi possível registar uma melhoria dos resultados medianos em acessos fixos residenciais, com subidas de 70% e de 116%, respetivamente, nas velocidades de download e de upload, além de uma redução de 5% na latência.

No que toca aos acessos móveis, houve também um aumento, com 25% e 21%, respetivamente, nas velocidades de download e de upload, assim como uma ligeira redução (2%) da latência. De acordo com a entidade reguladora, a evolução poderá refletir, entre outros fatores a “adesão dos utilizadores a ofertas com velocidades mais elevadas, bem como uma possível menor carga nas redes”.

Nos acessos fixos, a AML apresentou o melhor download mediano, com 108 Mbps, e a Região Autónoma da Madeira (RAM) o melhor upload mediano, com 61 Mbps. Por outro lado, os valores mais baixos de download e upload medianos foram registados no Alentejo.

As piores latências medianas verificaram-se na Região Autónoma dos Açores (RAA) e na RAM (29 e de 23 ms, respetivamente). A melhor latência mediana verificou-se na AML (9 ms).

De 304 concelhos com testes à velocidade em acessos fixos, 214 concelhos registaram um download mediano superior a 50 Mbps e 29 concelhos 25 Mbps ou menos. Em termos de upload, 170 concelhos obtiveram um valor mediano superior a 50 Mbps. Na latência, 33 concelhos obtiveram um valor mediano inferior ou igual a 10 ms

Nos acessos móveis, a RAA apresentou os melhores resultados medianos de download (16 Mbps) e upload (8 Mbps), neste último a par com a AML. Os valores medianos mais baixos foram no download o Algarve (4 Mbps) e no upload a RAM (4 Mbps). A pior latência mediana registou-se na RAA (61 ms), enquanto nas restantes regiões foi muito semelhante (entre os 39 ms e os 44 ms).

De 299 concelhos com testes à velocidade em acessos móveis, 156 concelhos obtiveram um download mediano superior a 10 Mbps, tendo o download mediano sido inferior ou igual a 5 Mbps em 62 concelhos.

No que toca a upload, 42 concelhos registaram um valor mediano superior a 10 Mbps e 122 concelhos entre 5 Mbps e 10 Mbps. Na latência, 78 concelhos obtiveram um valor mediano inferior ou igual a 40 ms, tendo em 53 concelhos a latência sido superior a 50 ms.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.