![Netflix está a validar legitimidade das contas partilhadas e vai começar a pedir](/assets/img/blank.png)
A Netflix começou a enviar mensagens a alguns utilizadores pedindo-lhes que se certifiquem se podem realmente usar as contas de que estão a usufruir. Segundo a BBC, as mensagens enviadas pela plataforma de streaming dizem o seguinte: “Se não vive com o utilizador desta conta, vai precisar de uma conta própria para continuar a assistir” aos conteúdos do serviço.
Contactada, a empresa explica que “este teste foi pensado para ajudar a garantir que quem está a usar contas Netflix está autorizado a fazê-lo”. A Netflix também adiantou à BBC que ainda não tomou uma decisão sobre eventuais medidas para controlar a partilha de contas. No entanto, este é um sinal de que algo está em marcha e que a plataforma, com 200 milhões de utilizadores, 37 milhões dos quais angariados só no ano passado, pretende impor um maior rigor nesta partilha.
Quem recebe a mensagem para certificar a legitimidade na utilização de uma conta deve fazê-lo através de um código, enviado por SMS ou email para os contactos do titular. Recorde-se que os termos de utilização deste, como de outros serviços de streaming, prevê a partilha de conta apenas entre membros de um mesmo agregado familiar.
O número de acessos partilhados à plataforma de streaming não é conhecido e durante algum tempo, aparentemente, não preocupava a empresa. Em 2016, o co-fundador do serviço Reed Hastings respondia assim a uma questão sobre o tem num webcast: “a partilha de passwords é algo com que temos de aprender a viver, porque há tantas partilhas legítimas, como a partilha com o cônjuge ou com os filhos, por isso não há uma linha clara e nós estamos bem com isso”
Três anos mais tarde, em 2019, o responsável de produto Greg Peters já admitia que a empresa estava a olhar para o tema, mas sem ter “grandes planos para anunciar de momento”, que alterassem a situação atual, recorda também a BBC.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Está na hora de repensar como capta o mundo. A Zerocam dá uma ajuda -
Site do dia
Como podem as políticas europeias proteger a privacidade dos cidadãos? -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários