A Netsonda está a preparar a segunda parte do Face to Facebook, uma análise que pretende dar a conhecer a relação dos utilizadores desta rede social com as marcas. Além da informação base, a empresa de estudos de mercado vai permitir às próprias marcas fazerem inquéritos a partir das suas páginas, através da integração do módulo "What Likers Like".

Desta forma, as empresas poderão conhecer melhor quem são os seus seguidores, inquiri-los sobre hábitos de utilização de Internet e, ao mesmo tempo, recolher opiniões acerca dos conteúdos da página e medir o impacto da página no seu comportamento como consumidores e relação com a marca, assegura a Netsonda.

O módulo What Likers Like permitirá também realizar uma análise de benchmark, de acordo com o sector da marca em questão, incluindo ainda um módulo com recomendações, baseadas nos resultados obtidos por cada marca sobre a sua presença no Facebook, acrescenta a empresa de estudos de mercado.

Questões como "O que procura nas páginas de marcas", "Motivações para seguir páginas de marcas", "Que tipo de marcas segue (por sector)", "Tipo e regularidade de participação nessas páginas" ou "Como se tornou fã" são algumas das muitas questões que o estudo visa responder, servindo de suporte a qualquer marca ou empresa que tenha ou esteja a planear ter uma página no Facebook como parte da sua estratégia.

Os próximos dados do estudo Face to Facebook serão disponibilizados no início do próximo mês de Dezembro, "a tempo de suportar as estratégias finais para o Natal e, acima de tudo, o planeamento para 2011".

Os primeiros resultados foram divulgados em Junho de 2010 e referiam, por exemplo, que 63 por cento dos inquiridos gasta uma hora por dia no Facebook, a maioria utiliza a aquela rede social como fonte de informação; e 90 por cento dos que "gostam" de páginas de marcas no Facebook consideram-nas credíveis.