A publicação lançada pelo grupo News Corporation exclusivamente para iPad (entretanto tornada compatível também com tablets que usam Android e com o iPhone) vai encerrar no próximo dia 15 de dezembro, menos de dois anos após o lançamento, que aconteceu em fevereiro de 2011.



O grupo admite que o The Daily foi uma "experiência ousada" mas reconhece que não permitiu encontrar uma audiência suficiente para manter a rentabilidade do projeto no curto prazo e assegurar a sua viabilidade a longo prazo.



Num comunicado onde também explica outras decisões de reorganização, o grupo de Rupert Murdoch detalha que a equipa que assegurava a publicação será integrada no The New York Post.



Recorde-se que os rumores apontando o fecho iminente da primeira publicação exclusiva para iPad já tinham alguns meses. Intensificaram-se no verão quando 50 dos 170 trabalhadores que integravam o projeto foram despedidos, ainda que algumas semanas antes do diretor da publicação tivesse garantido que o The Daily tinha 100 mil subscritores pagos e um leque considerável de anunciantes satisfeitos com o formato.



O The Daily apostava num design arrojado, numa forte integração de conteúdos multimédia, nas possibilidades de interação e personalização do produto. A publicação ainda pode ser lida até dia 15, no iPad, no iPhone, em tablets Android e no Kindle Fire. A subscrição diário tem um custo de 0,99 dólares e a mensal 3,99 dólares.



Segundo a imprensa norte-americana a News Corp terá gasto, pelo menos, 88 milhões de dólares para montar uma equipa de profissionais reconhecidos para compor a redação do The Daily.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira