Depois dos Radiohead foi recentemente a vez de Nine Inch Nails antecipar o lançamento do novo álbum na Internet. A estratégia revelou-se, também neste caso, acertada e permitiu facturar 1,6 milhões de dólares em apenas uma semana, resultado de 800 mil downloads e ordens de encomenda.



Desde o dia 2 de Março que os fãs do cantor americano podem descarregar no site oficial o novo Ghosts I-IV de forma gratuita, caso pretendam apenas ficar com um quarto do álbum (nove músicas) ou por 5 euros, se quiserem ter acesso ao trabalho na totalidade.



A versão física do álbum chega às lojas no próximo dia um de Maio e apresenta-se em várias configurações, que procuram oferecer a quem compra valor acrescentado. O CD de 36 músicas custará 10 dólares, enquanto a versão Deluxe vai custar 70 dólares e a versão autografada 300 dólares.



De sublinhar que o último albúm de Nine Inch Nails vendeu 187 mil cópias, um número já largamente superado pelas vendas, ofertas e intenções de compra registadas no site para o novo álbum.



Os RadioHead usaram a mesma estratégia permitindo aos fãs descarregar de forma gratuita o álbum In Rainbows. Não foi estipulado um preço, pelo que cada utilizador daria o que entendesse. A banda nunca revelou receitas relativas à venda em antecipação, mas 10 dias depois de lançar o álbum físico estava na liderança dos tops em vários países, provando que a disponibilização antecipada do trabalho não impediu um bom nível de vendas do disco.



Notícias Relacionadas:

2008-01-10 - Radiohead lideram tops com álbum pré-distribuído na net