O Serviço Nacional de Saúde estreia esta quarta-feira um novo website do SNS 24 que inclui uma espécie de pré-triagem, tal como acontece com as chamadas.

A nova ferramenta leva o nome de “avaliador de sintomas” e, como a denominação indica, vai permitir ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados para o seu problema de saúde.

Este avaliador de sintomas disponível online integra os serviços informativos e administrativos e de triagem, aconselhamento e encaminhamento (TAE) do SNS. Estes serviços permitem avaliar o nível de risco apresentado, baseado em algoritmos clínicos, podendo o aconselhamento passar por autocuidados e permanência em casa.

Posteriormente, poderá ser feita uma chamada de controlo para aferir a evolução da situação clínica do utilizador. Sempre que necessário, encaminha a pessoa para o local de cuidados de saúde do SNS mais adequado, seja o Centro de Saúde, Serviço de Urgência ou INEM.

Numa nota enviada às redações, a SPMS refere que a conceção do novo site resultou de uma auscultação aos diferentes stakeholders da saúde, “pretendendo ser uma ferramenta facilitadora no percurso do cidadão pelo Serviço Nacional de Saúde e, à semelhança dos outros meios do SNS 24 (telefone e email), criar uma experiência de utilização positiva, útil e resolutiva”.

A apresentação oficial do novo site do SNS vai ser feita ao final da tarde desta quarta-feira, em Lisboa, com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos.