A Telepac divulgou os nomes dos 36 nomeados ao prémio de melhor site nas 12 categorias dos Troféus JetNet 2002, que já contam com cinco anos de existência. Dos candidatos - três por cada categoria -, a grande maioria já esteve presente nas edições anteriores, mas existem também alguns nomes novos.



A votação por parte dos internautas portugueses teve lugar desde o início de Dezembro até ao final de Fevereiro. De acordo com dados cedidos pela Telepac ao TeK, o número de votos expressos efectivos foi de 230 mil. O vencedor de cada categoria será o que recolher mais votos.



A cerimónia de entrega dos prémios estava inicialmente prevista para Março mas foi adiada para final de Maio. Hoje, sexta-feira, 3 de Maio, foi publicado no site a data de 28 de Maio, estando o evento marcado para o Coliseu dos Recreios, a partir das 22.30 horas, podendo este ser acompanhada em directo através de uma transmissão online no site criado pela Telepac para promover o evento.



O site do jornal Público é outra vez repetente da categoria Media/Comunicação Social, juntamente com a versão para a Web da TVI e a SIConline, edição electrónica da estação de televisão SIC. Outros repetentes são os sites 7arte e Fotografia em Portugal, ambos presentes na secção da Cultura, categoria em que o sítio da Fundação Calouste Gulbenkian também está presente.



Demonstrando o seu peso neste evento, o 7arte concorre ainda na secção de Espectáculos, ao lado do Star e da Warner Lusomundo e na categoria de Entretenimento, onde também foram nomeados o Alice e o site de jogos Level. O site do Banco Espírito Santo (BES) marca também presença em 2002 nos troféus JetNet, na área financeira. Nesta categoria, concorrem ainda o Activobank7 e a CidadeBCP.



Nos portais, a situação é a mesma, sendo o SAPO, Clix e IOL nomeados nesta categoria. Outro site já habitual no JetNet é o da Rumos Formação, na categoria de formação e ensino, em conjunto com o Evolui e o da Porto Editora.



No que toca às viagens e ao turismo, os sites escolhidos pelos internautas portugueses foram os da Abreu e do Exit, bem como o da Geotur. As lojas virtuais da Chip7 e da Fnac e o site de leilões Miau foram escolhidos para a área de comércio electrónico.



Quanto à categoria da Moda - abarcando actividades como o design, o estilismo, as agências de modelos e a confecção de roupa -, os seleccionados foram os sites da Flashmoda, Onfashion e Star. No mundo do desporto, os eleitos foram as edições electrónicas dos jornais desportivos A Bola e Record, e a publicação online Infodesporto.



Uma das secções mais interessantes, a da Administração Pública, vai incluir como nomeados o site da Direcção-Geral da Contribuição e Impostos, Ministério das Finanças, Infocid e Loja do Cidadão.



Na edição de 2001 do JetNet, a Telepac registou 295 mil inscrições, mas desse número, só 15 mil indivíduos é que votaram de facto. O número total de votos foi de 50 mil, tendo sido abrangidos cinco mil sites. As categorias mais votadas foram as de Portal, Comunicação Social, Viagens e Turismo, Cultura e Entretenimento.


Notícias Relacionadas:

2001-12-07 - Internautas a votos para Troféus JetNet 2002

2001-03-21 - Conhecidos "os melhores dos melhores da Internet"

2001-03-07 - Troféus JetNet 2001 registam número recorde de inscrições