À semelhança do que acontece noutras burlas, é simulada uma situação de emergência que exige a transferência de quantias de dinheiro através do serviço do MB Way para que os animais possam ter acesso a cuidados veterinários. A PSP já estará a par dos casos.

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fabrica, explicou à TSF que neste caso os burlões se aproveitam da informação disponibilizada em anúncios por parte dos donos dos animais de estimação perdidos para enviarem as mensagens.

A Ordem dos Médicos Veterinários recebeu a primeira denúncia na semana passada na região de Santarém e, desde então, tem recebido vários alertas um pouco por todo o país, escreve a mesma fonte.

O bastonário diz que as pessoas que recebem estas mensagens devem verificar no site da ordem se o médico veterinário referido realmente existe e pedir os dados da clínica, dirigindo-se ao local. Avisa também que quando os animais são encontrados e não se consegue identificar o dono, os médicos veterinários asseguram os cuidados básicos de suporte à vida e que não esperam por pagamentos.

Segundo os dados partilhados, ainda não há conhecimento de alguém que tenha efetivamente feito pagamentos no âmbito desta burla.