Hoje comemora-se o Dia de Internet Mais Segura e são várias as vozes que se levantam para sensibilizador utilizadores e entidades a manter o espaço online seguro. Entre medidas de segurança, opiniões e novidades no que diz respeito à segurança, a Google aproveitou a data para revelar uma nova extensão para o Chrome, para que quando faça a autenticação numa conta ou serviço seja verificado se a password não está comprometida.

A extensão Password Checkup irá alertar o utilizador no caso do seu nome ou palavra-passe constarem numa lista de quase quatro mil milhões de credenciais que a Google sabe que são inseguros. A empresa afirma que a tecnologia foi criada com especialistas em criptografia da Universidade de Stanford. E para manter a transparência por trás do sistema, a Google explica que os dados são seguros através de três princípios principais.

O sistema de alertas é interativo, com ações, e não apenas baseados em informação. A empresa considera que sempre que há um alerta, é necessário fazer aconselhamento conciso sobre segurança, seja para mudar de password, por exemplo. O segundo princípio é o da privacidade, sendo garantido que o sistema foi desenhado para não partilhar informação privada com terceiros, e nem sequer com a Google. E todas as estatísticas reportadas pela extensão serão anónimas.

tek chrome

O terceiro princípio diz respeito à forma como os utilizadores são constantemente bombardeados por alertas, em geral. O sistema do Password checkup apenas alerta as pessoas no caso de todas as formas de acesso para aceder à conta caíram em mãos erradas. Os utilizadores não serão incomodados com mensagens de passwords que ultrapassaram a validade ou quando tenta utilizar códigos fracos.

Para ajudar a compreender como o Password Checkup funciona, a Google fez um esquema disponível na infografia. Se estiver interessado na exten-são para o Chrome no seguinte endereço.

Hoje assinala-se o Dia da Internet mais Segura, mas ainda há muito desconhecimento e indiferença sobre os riscos e ameaças que estão à espreita durante a navegação online. Ao longo do dia, o SAPO TEK tem diversos artigos sobre a temática, entre os comportamentos dos portugueses, dicas para aumentar a segurança online e diversos relatos de especialistas. Acompanhe todos os artigos sobre o Dia da Internet mas Segura aqui.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.