A Mozilla está a testar um novo sistema de sugestão de artigos com base no seu histórico de navegação. Com o Advance, que poderá juntar-se ao Firefox muito em breve, o utilizador pode ter acesso a um conjunto de notícias relacionadas com os tópicos que mais lhe interessam, tal como já acontece com muitos outros serviços noticiosos, mas a diferença, neste caso, é que os artigos serão provenientes de muitos sites diferentes, de forma a romper com a bolha enviesada em que a internet e os cookies têm tendência para nos encerrar.

Firefox ganha extensão que impede Facebook de recolher os seus dados
Firefox ganha extensão que impede Facebook de recolher os seus dados
Ver artigo

Esta tecnologia, que está a ser desenvolvida em forma de extensão para o browser da empresa, tem por base um sistema de machine learning da Laserlike, que consegue identificar temas comuns aos sites que visita. As sugestões, sempre concordantes com a navegação online, surgem depois numa barra lateral do Firefox. Se tem por hábito ler muitos artigos sobre futebol, é provável que lhe seja sugerida uma notícia sobre uma transferência recente, por exemplo, ou sobre as camadas jovens do clube que segue.

Adicionalmente, para melhorar a performance do Advance, o utilizador pode assinalar e bloquear artigos que não quer ver. A filtragem vai refletir-se nas sugestões futuras do programa.

Note que a utilização deste sistema prevê o envio de informações contidas no seu histórico para os servidores da Laserlike, mas a Mozilla compromete-se a integrar formas de o utilizador conseguir controlar o fluxo de informação entre ambas as partes, incluindo até a eliminação remota de dados dos servidores da empresa.

Advance pode ser instalado já hoje. A extensão faz parte de um "teste piloto" pelo que pode vir a sofrer alterações durante as próximas semanas. Recorde-se que está apenas disponível para Mozilla Firefox.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.