O Twitter anunciou uma nova funcionalidade chamada Polls, que permitirá aos utilizadores da plataforma criarem votações e inquéritos. A ferramenta vai ficar disponível nos próximos dias quando os utilizadores do Android e iOS receberem a atualização, sendo que também a versão desktop da rede de microblogues vai suportar esta novidade.

De acordo com o anúncio feito no blogue oficial, o Twitter apenas quer que os utilizadores tenham novas formas de interação. E aproveitando a audiência participativa que já tem, procura estimular a participação em alguns tópicos que serão importantes para os utilizadores.

E aqui o termo ‘importante’ varia de pessoa para pessoa: para uns será resultados desportivos, para outros será questões políticas e para outros até poderá ser sobre o aspeto dos novos iPhone. A imaginação de cada um será o limite.

A ferramenta tem as suas limitações: o utilizador apenas pode definir duas respostas. Mas desta forma o Twitter talvez consiga impedir uma ‘praga’ de votações, um pouco à semelhança do que aconteceu com o Facebook há alguns anos.

As votações do Twitter ficam disponíveis para participação durante 24 horas e as participações dos utilizadores será sempre privada - isto é, nem o próprio criador da votação saberá quais dos seus seguidores participou naquele inquérito.