A equipa do Instagram anunciou uma nova funcionalidade através da qual é possível anexar uma música ao perfil de utilizador. Basta editar o perfil e adicionar uma música na respetiva secção.

O utilizador pode procurar a música ou simplesmente escolhê-la na secção “For You”. Depois basta optar pelo excerto, de 30 segundos, proposto ou procurar o seu momento preferido da canção. A partir daí a música estará disponível no seu perfil, até que escolha outra música ou decida não ter música no perfil.

As músicas não começam a tocar automaticamente quando entra no perfil de alguém no smartphone. Para isso é preciso clicar em “play” ao lado do nome da música e abaixo do nome do utilizador e da sua descrição.

O Instagram associou-se à cantora Sabrina Carpenter para promover a funcionalidade.

Os fãs puderam ouvir, antes do lançamento do álbum nesta sexta-feira, um excerto da nova canção “Taste” no perfil da artista, cujo vídeo conta com a participação da atriz Jenna Ortega, conhecida pela personagem Wednesday Adams, na série Wednesday. No início deste ano, a Meta, dona do Instagram, já se tinha associado a outra estrela pop, Taylor Swift que criou uma Threads a par do lançamento do seu novo álbum, The Tortured Poet Society, em abril.

A funcionalidade agora anunciada é idêntica à que existiu no MySpace, uma rede social muito popular no final da década de 2000, que chegou a ter mais de 300 milhões de utilizadores.

Não é a primeira vez que o Instagram se inspira noutras redes sociais para criar ferramentas: as “stories” e “a partilha de localização em tempo real” vieram do Snapchat, os “reels” do TikTok, e os “Threads” do Twitter.