Na sua busca pelos lucros, as dotcoms estão a adoptar cada vez mais a estratégia de vender o acesso aos endereços de correio postal e números de telefone dos seus utilizadores, para além de inundarem as suas caixas de email com lixo electrónico.



No seguimento desta tendência, a Yahoo! alterou recentemente a sua política de privacidade de formar a indicar que tem o direito de enviar cartas e efectuar chamadas telefónicas para a venda de produtos aos seus milhões de utilizadores.



Para além disso, o portal passa a partir de agora a poder enviar mensagens de email de modo a comercializar a sua gama de produtos de serviços, bem como os bens dos seus parceiros de negócio, mesmo se esses utilizadores tinham anteriormente solicitado para não receberem promoções de marketing da Yahoo!.



Os subscritores de serviços do portal dispõem de um prazo de 60 dias para visitarem uma página no site da Yahoo! e escolherem a opção de não receberem mensagens postais, telefónicas ou electrónicas em várias categorias.



Mesmo sendo o maior portal da Internet, contando com cerca de 230 milhões de utilizadores, o Yahoo! está actualmente a tentar de todas as formas reduzir a sua dependência das receitas geradas pela publicidade através da disponibilização de novos serviços e conteúdos pagos. Na semana passada, a Yahoo! divulgou resultados financeiros negativos pelo quinto trimestre consecutivo.



Contudo, o portal garante que as suas novas técnicas de vendas serão restritas a determinados grupos-alvo de utilizadores.



Mas esta prática já não é nova nos portais: quando a Excite foi vendida num tribunal de falências no final do ano passado, o novo proprietário pediu aos utilizadores do portal que aceitassem uma política de privacidade que permitisse explicitamente vender os seus nomes e números de telefone a companhias de marketing. Da mesma forma, os subscritores de serviços desse portal podiam aceder a uma caixa no site para se auto-excluir desses programas, se ainda não o tinham feito na versão anterior do portal.



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