A Check Point Research descobriu uma nova variante de mobile malware que infetou cerca de 25 milhões de dispositivos móveis, incluindo 15 milhões só na Índia. Disfarçado de aplicação relacionada com a Google, este malware explora diversas vulnerabilidades conhecidas do Android, substituindo automaticamente apps já instaladas por versões maliciosas, sem que os utilizadores se apercebam ou precisem de interagir.
Conhecido por “Agent Smith”, o malware acede aos recursos dos smartphones para mostrar anúncios fraudulentos para obter ganhos financeiros, mas que poderão ser usados para propósitos mais intrusivos, como roubo de credenciais bancárias e escutas. Esta atividade relembra campanhas de malware anteriores como Gooligan, Hummingbad e CopyCat.
O Agent Smith foi originalmente alvo de download a partir da 9Apps e direcionado para utilizadores de língua Hindi, Arábica, Russa e Indonésia. As primeiras vítimas foram detetadas na Índia, contudo outros países asiáticos como Paquistão e Bangladesh também foram impactados. Existe ainda um número significativo de dispositivos infetados no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos.
Jonathan Shimonovich, Head of Mobile Threat Detection Research da Check Point Software Technologies, recomenda aos utilizadores que “façam apenas o download de apps de lojas de confiança, de modo a mitigar o risco de infeção, pois certas lojas não oficiais não dispõem de todas as medidas de segurança necessárias para bloquear o carregamento de apps de adware”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários