
O relatório revela que o tráfego de dados móveis registou um aumento de 19% entre o primeiro trimestre de 2024 e os três primeiros meses de 2025. No final do ano passado, as redes 5G eram responsáveis por 35% do tráfego de dados móveis, com as previsões a apontarem para um crescimento acima dos 80% até ao final de 2030.
Na Europa, a cobertura de 5G mid-band era de 50% até ao final de 2024. Embora o valor esteja em linha com a média global, o território ainda fica atrás de regiões como os Estados Unidos, onde a cobertura de 5G mid-band era de 90%, ou como a Índia, cuja cobertura era de 95% no final do ano passado.
A nova edição do Ericsson Mobility Report destaca também o crescimento dos serviços de acesso fixo sem fios (FWA). Segundo os dados partilhados, 80% dos prestadores de serviços de comunicações já oferecem algum tipo de serviço de FWA.
Neste contexto, os especialistas detalham que a área que mais tem crescido é a disponibilização de planos com velocidades mais rápidas, impulsionados por 5G. 51% dos operadores já disponibilizam este tipo de planos. Por comparação, em junho do ano passado, esta percentagem rondava os 40%.
A Ericsson prevê que os serviços FWA representem mais de 35% das novas ligações de banda larga fixa, com um aumento para 350 milhões de ligações até ao final de 2030.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários