O número de ameaças informáticas detetadas diariamente em 2012 aumentou de 70 mi, para 200 mil, de acordo com dados hoje divulgados pela Kaspersky. De acordo com a empresa de segurança na primeira metade do ano o número de ameaças diárias detetadas já tinha aumentado para 125 mil. Em dezembro estão a ser identificadas, por dia, 200 mil amostras de malware.



Ao todo, os números da análise revelam que durante o ano foram detetadas mais de três milhões de novos programas maliciosos locais em dispositivos, mais 285% que no ano anterior e que os ataques de base web aumentaram 1,7 vezes, para 1,5 milhões.



O software de segurança da Kaspersky bloqueou este ano, diariamente, 4 milhões de ataques baseados em vulnerabilidades ao nível do browser. Em mais de 50% dos ataques foram exploradas falhas no Java, tecnologia que está presente em mais de mil milhões de computadores, de acordo com números da própria Oracle.



Segundo a Kaspersky, o peso da tecnologia enquanto opção para os atacantes tem a ver com a facilidade de usar exploits (programas que exploram as falhas) em qualquer versão do Windows e com o facto de muitas vezes ser possível ter exploits multiplataforma.



Os ataques que tiram partido de falhas ao nível do Adobe Reader foram as segundas mais relevantes, embora a diminuir, sobretudo desde que a Adobe introduziu o sistema de atualizações automáticas, algo que o Java não tem.



Os números, sublinha a Kaspersky, revelam que hoje "nenhum sistema operativo em nenhum tipo de dispositivo com ligação à Internet está agora a salvo". Ao contrário do que acontecia há alguns anos, os ataques deixaram de estar focados numa plataforma mais usada, para estarem cada vez mais disseminados pelos vários sistemas operativos, dirigindo-se a utilizadores pessoais e profissionais.



Tido durante vários anos como uma fortaleza, o sistema operativo da Apple, o MAC OS, está também cada vez mais na mira de quem desenvolve malware. Este ano o número de correções desenvolvidas pela empresa de segurança para a plataforma aumentou 30%. A botnet Flashback, que afetou 700 mil utilizadores Mac foi a principal prova desta tendência.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico