Apresentado durante o Google I/O 2023, o Duet AI foi concebido para trazer novas funcionalidades com inteligência artificial generativa às aplicações do Google Workspace. O Google Meet é uma das apps da gigante tecnológica que vai receber novidades, tal como anunciado durante a mais recente edição da conferência Google Cloud Next.

Entre elas está a possibilidade de pedir à plataforma para gerar notas de reuniões online por si, ou até resumos das mesmas. A informação poderá ser depois guardada em documentos do Google Docs, sendo também enviada aos participantes da sessão quando esta terminar.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Mas não é tudo: se não puder participar numa reunião, o Duet AI poderá acompanhá-la por si. A funcionalidade pode ser configurada a partir do Google Calendar, onde surgirá uma nova opção nos convites para reuniões.

Em destaque estão também novas formas de melhorar o aspecto das imagens e a qualidade do som durante as reuniões virtuais, além de legendas com traduções automáticas, numa funcionalidade com suporte a 18 línguas, e um “teleponto” para apresentações.

De acordo com a Google, a IA generativa do Duet AI ajudará também os utilizadores na escrita de emails e de documentos. Através da funcionalidade “Help me write” incluída no Gmail será possível gerar rascunhos, reescrever as mensagens de modo a torná-las mais formais ou para torná-las mais resumidas. Já a opção “I’m feeling Lucky” traz ainda mais variações no tom e estilo.

No Google Docs, a novidade funciona de modo semelhante, dando aos utilizadores a possibilidade de gerarem rascunhos tendo em conta determinados tópicos que podem depois ser editados consoante as suas necessidades.

No caso das funcionalidades que chegam ao Gmail e Google Docs, as mesmas estarão disponíveis como parte do add-on do Duet AI para o Google Enterprise. Já a disponibilidade das novas opções no Google Meet varia, com algumas a chegarem ao longo dos meses que se seguem e outras apenas no próximo ano.