Começa hoje a Google Cloud Next'23 que reúne novamente em São Francisco clientes e parceiros da Google na área de cloud, depois de um período de paragem justificado pela pandemia de COVID-19.  Os anúncios são resumidos no keynote de abertura que está agendado para as 16h30, mas há muito mais detalhes para conhecer na agenda dos três dias.

Numa apresentação reservada a alguns jornalistas, em que o SAPO TEK participou, o vice presidente para o negócio de IA e Cloud da Google, Philip Moyer, destacou as conquistas dos últimos meses e em especial o aumento de receita, que atingiu os 32 mil milhões no segundo trimestre de 2023. "É o nosso segundo trimestre de lucro e isso é baseado no sucesso dos nossos clientes em várias indústrias. Há histórias incríveis que vamos partilhar no Google Cloud Next'23 e agradecemos aos nossos clientes por confiarem em nós quando avançam nas suas jornadas de transformação digital", referiu.

A empresa está a investir no reforço da infraestrutura, optimizando a cloud para a Inteligência Artificial e preparando as bases para as empresas treinarem e aplicarem os seus modelos de IA.  A Google garante que é a plataforma mais optimizada para IA e vai estar em todas as regiões de cloud, nos data centers com o Google Distributed Cloud e na periferia.

Entre as novidades está a utilização de Cloud TPU v5e e de máquinas virtuais da NVIDIA com o GPU H100, mas também melhorias na interoperabilidade entre clouds, com o Cross-Cloud Network, que reduz a latência de rede até 35%.

A plataforma de Inteligência Artificial Vertex AI foi também optimizada e a Google adianta que nos meses de abril a julho aumentou em 150 vezes o número de clientes. Na plataforma as empresas têm acesso a mais de 100 modelos de IA, incluindo alguns de parceiros, e estão optimizados para texto, chat, imagens, voz e programação de código. Na plataforma é possível ainda aceder ao Sec-PaLM 2 para cibersegurança e o Med-PaLM 2 para saúde.

June Yang, vice presidente de Cloud e IA e soluções da indústria explica que com a Vertex AI Search and Conversation as empresas podem criar aplicações de pesquisa e chat, usando os seus próprios dados, em poucos minutos. "É feito com pouco desenvolvimento de código e já tem incluído ferramentas de gestão e segurança", sublinha.

Potencial da energia solar, qualidade do ar e alergias estão agora mapeados no Google Maps
Potencial da energia solar, qualidade do ar e alergias estão agora mapeados no Google Maps
Ver artigo

Foram criadas também novas ferramentas para desenvolvimento, como a Text Embeddings API, para aplicações baseadas em reconhecimento semântico de texto e imagens, com reforço do feedback de aprendizagem com as interações do utilizador.

"É tão importante controlar os seus dados como encontrar e treinar o modelo certo", sublinha June Yang, adiantando que desde que a Google começou a desenhar o Vertex AI foi sempre uma prioridade dar controle total e segregação de dados, código e propriedade intelectual aos clientes, sem fuga de dados.  "Nunca está a expor a sua informação aos modelos fundacionais, mesmo quando usa os seus documentos e aplicações para costumizar e treinar os modelos", garante.

Na lista de novidades estão ainda melhorias no Duet AI e no Google Cloud, incluindo notas e resumos de reuniões online em 18 idiomas, onde não se encontra o português, e a possibilidade de fazer perguntas no Google Chat sobre conteúdos ou pedir o sumário de um documento.

O Duet AI fica agora disponível no Google Workspace, alargando as funcionalidades que estavam em beta e chegando a 3 mil milhões de clientes que usam as ferramentas de produtividade, mais de 10 mil dos quais pagam pelo pacote da Google.

A Google vai lançar também o Duet AI no Google Cloud em modo preview, com ferramentas para desenvolvimento de software, operações de TI com serviços na Google Cloud Console e analítica.