A Novis acaba de lançar o XCOM, um novo serviço de certificação digital desenvolvido em colaboração com a RSA Security, empresa especializada em segurança informática, numa cerimónia privada, tendo as operações sido auditadas pela Trusted Systems, uma companhia do grupo nacional Whatevernet.



O XCOM tem como objectivo garantir a segurança e a confidencialidade de documentos e transacções electrónicas, constituindo uma aposta da operadora portuguesa de telecomunicações na oferta de uma solução completa e "tecnologicamente evoluída" na área da certificação digital.



Segundo a Novis, o novo serviço coloca ao dispor das empresas uma solução de certificação digital com infra-estrutura própria, inserida numa cadeia internacional e apoiada pela experiência da RSA Security. "Esta associação permite à Novis reforçar a sua credibilidade e know-how, assegurando, de igual forma, que os certificados emitidos sejam automaticamente reconhecidos pelas aplicações informáticas de todo o mundo", refere a operadora em comunicado.



No e-Business, a certificação digital tem vindo a aumentar de importância, uma vez que permite uma comunicação online segura, impedindo a violação de correspondência electrónica e o envio de mensagens fraudulentas. Um certificado digital consiste num documento electrónico que associa a identidade de uma entidade a uma chave pública encriptada, que serve para autenticar a pessoa ou organização que o assinou ou a entidade que se apresenta perante um site ou aplicação da Web.



Apesar da nova solução da Novis se encontrar ainda na sua fase de arranque, decorrem, no entanto, já alguns projectos de certificação. A operadora de telecomunicações tenta com este novo serviço implantar-se num mercado actualmente dominado pela Multicert, uma empresa criada pelos CTT, SIBS, Portugal Telecom e Imprensa Naciona-Casa da Moeda que no final de Outubro já tinha emitido mais de 25 mil certificados e que na altura pretendia chegar aos 50 mil até Abril de 2003.


Notícias Relacionadas:

2002-10-22 - Empresas vão dinamizar o mercado de certificados digitais

2002-10-03 - Multicert adquire totalidade do capital da Certipor

2002-05-06 - Multicert emite certificados digitais integrados na CyberTrust Global Network

2002-02-27 - Multicert quer liderar o negócio de certificação digital em Portugal