Mais um concurso de hackers está a levantar alguma preocupação entre empresas de segurança e mesmo entidades governamentais ligadas à defesa de sistemas informáticos. A competição deverá iniciar-se este domingo, dia 6 de Julho e propõe-se atribuir prémios aos grupos ou indivíduos que conseguirem alterar páginas web em seis mil servidores no menor espaço de tempo.

A informação foi publicada no site www.defacers-challenge.com que entretanto foi retirado do ar, segundo uma notícia da Associated Press. A existência do site e do concurso foi confirmada pelo site de segurança Zone-H que entretanto também emitiu alguns avisos aos seus utilizadores sobre a melhor forma de se protegerem.

De acordo com a informação publicada no Zone-H, a redução da actividade de alteração de páginas web nos últimos dias não mostra que os crackers estão na praia, mas a monitorizar possíveis alvos para se prepararem para o concurso.

A Internet Security Systems alertou em comunicado de imprensa para a possibilidade deste concurso poder comprometer a normal actividade da Internet ao provocar massivos ataques a diversos sistemas, noticiou a C|net. Os responsáveis pela empresa admitiram ter colocado a hipótese de não divulgarem a existência do concurso, mas a detecção de actividade de scaning acima do normal levou-os a acreditar que o concurso possa ser levado a sério entre a comunidade de hackers.

Apesar de várias empresas de software de segurança terem emitido avisos aos seus clientes para fazerem os últimos upgrades de segurança em relação a falhas já identificadas, outras desvalorizam a situação. O Departamento de Segurança interna dos Estados Unidos afirmou não estar a considerar a emissão de nenhum aviso porque os concursos de hackers são frequentes e não exigem todos um elevado nível de alerta, noticiou a agência Associated Press.

Notícias Relacionadas:

2002-02-25 - Produtoras de software estabelecem normas de divulgação de falhas de segurança