O Governo espanhol nomeia hoje o novo director-geral para o desenvolvimento da Sociedade da Informação. Recorde-se que o cargo está livre desde Julho último, altura em que Leopoldo González-Echenique decidiu abandonar o Ministério da Ciência e Tecnologia obrigando o secretário de Estado das Telecomunicações e Sociedade da Informação, Carlos López Blanco, a acumular as duas funções. A nomeação faz hoje parte da agenda do Conselho de Ministros.



Espanha, tal como Portugal, tenta cumprir as directrizes da Comissão Europeia incluídas no eEurope e que em termos gerais pedem aos países que até ao final deste ano desenhem e ponham a funcionar as suas estratégias para a banda larga. A resposta do governo espanhol a este desafio traduziu-se no projecto españa.es - "o plano governamental mais ambicioso para a Sociedade da Informação, alguma vez criado em Espanha" qualifica a agência Europa Press, que avança a notícia.



A demissão de González-Echenique foi uma espécie de reacção à proposta do Governo. O plano espanhol para o desenvolvimento da sociedade da informação integra um conjunto de propostas onde se integram esforços para estender o uso de computador e Internet às populações mais desfavorecidas e isoladas trabalhando quer junto de uma faixa etária mais elevadas, quer junto de escolas. Esta foi precisamente uma das últimas iniciativas a ser anunciada pelo Governo de Aznar, onde se previa o trabalho conjunto com os governos regionais no sentido de tentar diminuir assimetrias entre províncias.



Notícias Relacionadas:

2002-07-12 - Piqué ocupa lugar de Birulés no cargo de Ministro espanhol da Ciência e Tecnologia

2002-02-26 - Ministros reunidos em Vitoria apoiam Plano de Acção eEurope 2005