Está finalmente concluído o processo de actualização, iniciado há mais de um mês, que vai permitir o acesso de todos os clientes do Hotmail à nova versão do serviço de email baseado na Web, anuncia a Microsoft, numa mensagem publicada num blog oficial.

As alterações, cuja entrada em vigor estava prevista para "meados do Verão de 2010", foram introduzidas de forma gradual e sofrendo mudanças em função de algumas queixas dos utilizadores, num processo que terminou esta semana, com a disponibilização para todas as contas registadas no serviço - mais de 350 milhões. A semana passada tinham já ficado acessíveis à "maioria" dos clientes, mas apenas agora foi possível garantir a adopção global.

A plataforma passa a funcionar mais como um agregador de serviço do que propriamente como um fornecedor de email.

Integração com redes sociais, acesso ao Messenger, partilha instantânea de ficheiros e pesquisa na Web sem sair do portal, através do Bing (que também procura conteúdos dentro da caixa de email), são algumas das novidades que vinham sendo antecipadas e que saltam à vista do utilizador, a par de um interface mais "minimalista" e, alegadamente, mais fácil de usar.

A empresa garante também que entre as novas características se conta, por exemplo, um filtro de spam mais eficaz e maior velocidade na execução das tarefas.

As mudanças foram sendo introduzidas de forma gradual e faseada, pelo que, não só as actualizações não foram simultaneamente disponibilizadas para todos os utilizadores, como estes foram, por vezes, experimentando alterações ao serviço que depois acabaram por não ser implementadas a título definitivo.

É este o caso da integração com o serviço de instant messaging, o Messenger. Numa fase primeira fase da actualização, a sessão no Messenger era automaticamente iniciada quando o utilizador fazia a autenticação no Hotmail. A nova característica gerou grande polémica entre os clientes do serviço, fazendo com que esta fosse desactivada.