O MSN 7 foi ontem anunciada pela Microsoft. Esta nova versão do serviço de acesso à Internet e portal da Web vai promover mais activamente os serviços pagos da gigante de software e visa uma maior integração com o seu sistema operativo - cuja nova edição será lançada no dia 25 de Outubro, no mesmo dia em que o MSN 7 vai estar disponível pela primeira vez.



O portal da Web vai incluir conteúdos de grandes empresas do sector como a ESPN, CNBC, MSNBC, E! Online, Discovery e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Por outro lado, inclui ainda uma nova home page que, segundo a Microsoft, "é 30 por cento mais rápida e facilita a procura de informação, com a opção de personalizar uma nova página My MSN".



O MSN 7 vai também apresentar uma página de demonstração de tecnologia de banda larga que permite que os utilizadores encontrem facilmente conteúdos optimizados para este tipo de acesso originários da MSN e dos seus parceiros de conteúdos, como ficheiros vídeo e áudio fornecidos através do leitor de conteúdos multimédia Windows Media.



Alguns dos serviços como o MSN Carpoint, MSN Music e MSN Money suportam alertas .NET, que avisam os consumidores sobre informações importantes, incluindo problemas de tráfego automobílistico, datas de digressões de bandas rock e actualizações de cotações bolsistas, tudo transmitido através da sua conta do MSN Hotmail.



Muitos destes serviços que pertencem à estratégia .NET serão pagos. Actualmente, a infraestrutura .NET oferece aos utilizadores a possibilidade de armazenarem informação financeira e uma agenda pessoal na Web e aceder à distância a esses dados a partir de qualquer dispositivo informático.



Até ao final do primeiro trimestre de 2002, a Microsoft pretende que o serviço de banda larga da MSN esteja disponível em mais de 90 por cento dos lares com possibilidade de instalarem ligações ADSL nos Estados Unidos. O comunicado da empresa não refere o custo do serviço, mas segundo dados da Associated Press, a subscrição mensal vai custar entre 39,95 e 45,95 dólares (entre 44 e 50,62 euros ou entre 8.823 e 10.145 escudos).



De acordo com esta agência, a maior rival da Microsoft, a AOL oferece o seu serviço de banda larga por um preço entre 44,95 e 54,95 dólares (entre 49,52 e 60,53 euros ou entre 9.928 e 12.136 escudos). A Earthlink, o terceiro maior serviço disponibiliza ligação à Internet em alta velocidade por 49,95 dólares (55 euros ou 11 mil escudos) em cada mês.



Já no dia de hoje, a Microsoft divulgou uma nova parceria com a fabricante japonesa de computadores NEC, de forma a colaborar no desenvolvimento e certificação dos sistemas que utilizam os servidores da empresa nipónica e dos seus produtos de armazenamento de dados, informou a agência Reuters.



Juntamente com duas subsidiárias, a NEC vai também estabelecer centros de serviço e suporte que vão combinar no seu total 300 funcionários. Estas medidas visam uma cooperação com a Microsoft no desenvolvimento e construção de sistemas que utilizem software para servidores do Windows 2000 e Windows .NET.



A Microsoft também mantém acordos de colaboração com a Hitachi e a Fujitsu, duas outras grandes fabricantes nipónicas de computadores e consumíveis electrónicos. Estes conglomerados, cujas divisões de construção de chips, foram bastante prejudicadas pela crise do sector das tecnologias da informação deste ano e o desaceleramento económico, revelaram recentemente planos de reestruturação e uma alteração da utilização de recursos em direcção para o crescente mercado no Japão do software e serviços informáticos.



Entre as alianças anteriores da Microsoft neste país, inclui-se um acordo efectuado em Setembro de 2000 com a Fujitsu para a criação de um novo centro para serviços de manutenção e de integração de sistemas para os clientes empresariais que utilizem o Windows. Também no ano passado, em Junho, a Hitachi aceitou criar um conjunto básico de computadores baseados no Windows 2000 destinado a clientes empresariais.



Notícias Relacionadas:

2001-06-01 - MSN quer liderar motores de pesquisa online

2000-12-06 - MSN cresce 33 por cento em Outubro

2000-07-17 - Microsoft reclama liderança do MSN