A companhia norte-americana Roxio, detentora dos direitos do extinto portal de partilha de ficheiros de música Napster, espera relançar o mais popular site do género por alturas do Natal, confessou Chris Gorog, chefe-executivo da empresa, hoje à Associated Press. Em relação ao portal original, a grande novidade deste novo serviço assenta no facto de ter a concordancia das maiores editoras discográficas americanas.

Recorde-se que a Roxio, firma produtora de software, adquiriu o Napster à alemã Bertelsmann no final do ano passado por 5 milhões de dólares, quando o site já tinha declarado falência.

Com este relançamento, a Roxio - que entretanto deverá extinguir o PressPlay, o seu serviço actual de música online - procurará agora retirar as devidas contrapartidas económicas daquela que é indiscutivelmente a marca mais reconhecida pelo público quando se fala em sites de partilha de música pela Internet.

Quanto ao novo serviço, vai manter o nome do site original mas vai introduzir algumas diferenças significativas em relação ao primeiro. A principal delas é que este novo Napster vai ter o apoio das maiores editoras norte-americanas (que foram responsáveis pelo fecho do primeiro em 2001), assim como de um vasto número de etiquetas independentes. Além disto, os utilizadores do portal irão ter pagar pelo serviço de download de música e ainda respeitar restrições várias quanto a direitos de utilização dos temas (como o número de vezes que estes podem ser convertidos para CD, se é que puderem efectivamente vir a ser gravados para disco).

Quanto ao preço dos downloads, o mesmo responsável da Roxio não adiantou as tabelas que vigorarão, embora tenha confessado à mesma fonte que estas estarão ao nível do mercado. Actualmente o preço mais baixo de downolad de músicas da net é de 0.75 dólares, embora existam serviços que cobrem mais de um dólar pelo descarregamento de determinados tipos de músicas. Quanto aos álbuns, a média é de cerca de oito dólares.

Uma das áreas nas quais o novo Napster poderá bater a concorrência é no número de temas disponibilizados: 500 mil. Ou seja, quase duplica a oferta do seu mais directo competidor a esse o nível, o Buymusic, que possui 300 mil. Aqui a diferença fica a dever-se ao elevado número de músicas de editoras independentes que o novo Napster possuirá. Além da possibilidade de download de temas, este portal disponibilizará ainda rádio online, programação exclusiva e entrevistas a artistas.

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