O próximo álbum de Madonna, "Hard Candy" será lançado a 28 de Abril mas o primeiro single, "4 Minutes", já anda a circular na Internet. O dueto com Justin Timberlake foi colocado online de forma ilegal por um DJ francês que, desta forma, fez com que milhões de fãs da cantora norte-americana tivessem acesso à faixa antes desta ser disponibilizada oficialmente.



A partir do momento em que os seguidores de Madonna descobriram a faixa na Internet, mais de 26 versões foram criadas e colocadas no YouTube e outras tantas no Daily Motion, o que levou a WarnerMusic a alertar os responsáveis das plataformas para a circulação ilegal daquele conteúdo.



Apesar de exigirem que o vídeo fosse retirado de ambos os canais, a editora não pode evitar que milhões de internautas descarregassem a nova música produzida por Timbaland das várias aplicações de partilha de ficheiros existentes online.



Incidentes como estes têm motivado a indústria a reforçar as suas políticas anti-pirataria e a apelar aos governos a implementação de medidas que punam os infractores que colocam os ficheiros de forma ilegal online. Em França, o governo criou um projecto com fornecedores de acesso Internet (ISPs) e as entidades gestoras de direito de autor para travar o download de conteúdos ilegais na Internet, desligando os acessos a quem descarregasse ficheiros de forma ilícita online, um plano que poucos meses depois ganhou o apoio dos britânicos, que propuseram medidas semelhantes.



Notícias Relacionadas:

2008-02-22 - Britânicos impõem medidas anti-pirataria até Abril de 2009

2008-02-12 - Inglaterra pode "desligar" Internet a quem faz downloads ilegais

2008-01-25 - Vendas de música online ainda não compensam prejuízos da pirataria

2007-11-26 - Projecto francês desliga acesso Internet a quem fizer download de conteúdos ilegais