Durante o dia de ontem, 1 de dezembro, foi anunciado que a comunidade de partilhas Né-Miguelito ficaria de novo ativa. A operar no endereço ne-miguelito.net/, o regresso está prometido para 15 de dezembro.

Nas páginas originais do projeto, ne-miguelito.com/ e ne-miguelito.info, continua a ser dito que o projeto não vai voltar e que qualquer pedido de ajuda para outro endereço semelhante é fraude. No entanto, os administradores da nova página da comunidade online garantem que têm o consentimento dos antigos gestores para avançarem com o projeto.

Ainda assim os novos responsáveis reforçam em resposta ao TeK que "quaisquer responsabilidades recaem sobre nós e não sobre os antigos administradores do serviço".

Questionados sobre as possíveis ações das associações que têm combatido a pirataria online em Portugal, como o MAPiNET e ACAPOR, os novos gestores mostraram-se preparados. "De algum modo aguardamos as tentativas de fecho por parte destas duas associações, mas estamos preparados para tal e por este motivo já dispomos de novos servidores caso isto aconteça".

Numa fase inicial o Né-Miguelito vai estar acessível para todos os internautas, não sendo requeridos dados de autenticação. Numa fase posterior a ideia é avançar para um sistema de login, mas as contas antigas não serão válidas. "Os outros logins pertencem ao antigo dono e como anunciamos em comunicado iremos recomeçar do zero!", acrescentam os gestores do ne-miguelito.net/.

Quanto aos motivos do regresso, os novos administradores apontam a grandeza da comunidade - que em abril tinha cerca de 360 mil registos - e o facto de não terem concordado com o fecho do site de partilhas.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.