
O número de Gostos que uma empresa ou celebridade tem no Facebook é uma métrica importante para os internautas: se tem poucos, talvez não seja muito relevante, se tiver muitos é porque há ali qualquer coisa que atrai pessoas de todo o mundo.
Ainda que esta relação número de Likes/importância na Internet seja suscetível a variações - um negócio local ter dez mil Likes já pode ser considerado uma boa métrica -, é um número que cada vez mais tem importância na forma como as organizações definem as suas estratégias.
O Facebook anunciou ontem, 5 de fevereiro, que vai fazer uma limpeza ao número de Gostos verdadeiros de cada página. Algo que pode vir a afetar a exposição das marcas e personalidades.
O que a rede social de Mark Zuckeberg vai fazer é eliminar os Likes de utilizadores cujas contas já foram desativadas ou que já faleceram.
Ao fazer isto o Facebook está a afinar a máquina de publicidade da plataforma, dando aos anunciantes dados mais realistas sobre as preferências dos utilizadores.
No entanto estas "limpezas" nunca são bem vistas pelas marcas e celebridades, como se viu recentemente no Instagram - que uma remoção dos perfis falsos fez cair de forma significativa o número de seguidores.
O menor número de Gostos surgirá alguns meses depois de o Facebook ter mexido no algoritmo da rede social, o que fez com que o número de utilizadores alcançados por publicação caísse de forma acentuada - uma situação que na altura também gerou críticas por parte de especialistas e utilizadores da plataforma.
Mas como nem tudo é "mau" na rede social que atrai 1,39 mil milhões de pessoas, recorde aqueles que são alguns dos momentos mais marcantes do Facebook ao nível de novas ferramentas na rede social:
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários