O número de Gostos que uma empresa ou celebridade tem no Facebook é uma métrica importante para os internautas: se tem poucos, talvez não seja muito relevante, se tiver muitos é porque há ali qualquer coisa que atrai pessoas de todo o mundo.

Ainda que esta relação número de Likes/importância na Internet seja suscetível a variações - um negócio local ter dez mil Likes já pode ser considerado uma boa métrica -, é um número que cada vez mais tem importância na forma como as organizações definem as suas estratégias.

O Facebook anunciou ontem, 5 de fevereiro, que vai fazer uma limpeza ao número de Gostos verdadeiros de cada página. Algo que pode vir a afetar a exposição das marcas e personalidades.

O que a rede social de Mark Zuckeberg vai fazer é eliminar os Likes de utilizadores cujas contas já foram desativadas ou que já faleceram.

Ao fazer isto o Facebook está a afinar a máquina de publicidade da plataforma, dando aos anunciantes dados mais realistas sobre as preferências dos utilizadores.

No entanto estas "limpezas" nunca são bem vistas pelas marcas e celebridades, como se viu recentemente no Instagram - que uma remoção dos perfis falsos fez cair de forma significativa o número de seguidores.

O menor número de Gostos surgirá alguns meses depois de o Facebook ter mexido no algoritmo da rede social, o que fez com que o número de utilizadores alcançados por publicação caísse de forma acentuada - uma situação que na altura também gerou críticas por parte de especialistas e utilizadores da plataforma.

Mas como nem tudo é "mau" na rede social que atrai 1,39 mil milhões de pessoas, recorde aqueles que são alguns dos momentos mais marcantes do Facebook ao nível de novas ferramentas na rede social:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico