Apesar da crise, a venda de bens e serviços em Portugal através da Internet continua a evoluir positivamente. Os dados do estudo ACEPI/Netsonda para o quarto trimestre de 2010 mostram, inclusive, índices de crescimento em mercados como o da fotografia, saúde/fitness e videojogos, entre outros.

Segundo o relatório, 75 por cento das empresas inquiridas revelaram vendas positivas durante este período, enquanto 30 por cento dos sites cresceram acima dos 10 por cento no volume de vendas.

Em 45 por cento dos sites inquiridos registou-se um volume de vendas até 20.000 euros, correspondentes a pequenas e médias empresas.

O crescimento do número de clientes que realizaram compras online durante os três últimos meses do ano foi referido por 76 por cento dos sites inquiridos, entre os quais se contam o Continente, o Jumbo, a Fnac e a Moviflor.

As principais categorias de produtos e serviços transaccionados neste período foram Electrónica/Telemóveis, Livros/Revistas e Casa/Arte/Decoração, "o que demonstra uma tendência transversal de evolução nas diversas áreas, não só tecnológicas", refere-se no comunicado.

Das entidades inquiridas que operam na área do B2C, 59 por cento acredita que vai aumentar ou manter o ritmo de crescimento de vendas.