O Google é o motor de busca mais popular do mundo e é também um dos mais completos a nível de funcionalidades. E mesmo conseguindo disponibilizar centenas de resultados de pesquisa em apenas alguns milésimos de segundo, há ainda muito trabalho para fazer ao nível das pesquisas online.



Quem o diz é o próprio chairman da tecnológica, Eric Schmidt. Porquê? Porque de acordo com o executivo, ele tem uma pesquisa que gostava de fazer, mas que à qual o Google ainda não sabe dar resposta.



“Mostra-me voos abaixo dos 300 euros para lugares onde está calor em dezembro e onde possa fazer snorkel [uma modalidade de mergulho]”. Esta é a pesquisa “impossível” que Eric Schmidt diz que enquanto não for concretizada, então ainda há muito trabalho para ser feito nos centros de investigação da Google.



O próprio diretor do conselho de administração da empresa admitiu que atualmente esta é uma pesquisa muito difícil de realizar. Primeiro porque envolve várias pesquisas dentro da mesma pesquisa e depois porque obriga a cruzar referências dentro desses resultados.



Apesar de o Google ainda não ter esta capacidade, Eric Schmidt, citado pelo Business Insider, avisou: “estamos a trabalhar nisso”.



As declarações do chairman deixam ainda antever que o futuro da Google passa por pesquisas nos mais variados sectores – com grande foco no ecommerce – e por pesquisas mais “conversacionais”, em que os utilizadores serão capazes de fazer pesquisas mais francas e diretas, sabendo que obterão o resultado mais preciso ao seu pedido.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico