Ao longo do mês de julho, a Google vai lançar uma série de experiências para celebrar o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua que pretendem “envolver” os internautas na jornada da missão Apollo 11. A primeira fica disponível a partir desta quarta-feira e tem tudo a ver com a realidade aumentada.

De acordo com o explicado pela Google, a partir de hoje, em colaboração com o Smithsonian National Air e o Space Museum, é possível olhar de perto para o módulo de comando que transportou Armstrong, Aldrin e Collins à Lua. Basta fazer uma pesquisa por “Apollo 11” a partir de um dispositivo móvel compatível com realidade aumentada. Aí, irá aparecer a opção para ver o módulo em 3D em que é possível fazer aproximações visuais e vê-lo de todos os ângulos.

É mesmo possível trazer o módulo de comando para o seu espaço (seja quarto, cozinha, qualquer local onde o utilizador possa estar) com a realidade aumentada e ter uma sensação mais próxima do seu tamanho. No final do mês, será possível fazer o mesmo com o fato espacial de Neil Armstrong e examinar o que os astronautas usavam na superfície lunar.

Continuando no campo da realidade aumentada, o conjunto de experiências também abrange o acesso a 20 novas histórias visuais a partir da pesquisa, com foco nas pessoas e nos detalhes menos conhecidos da missão, como a de Margaret Hamilton, conhecida por ter ajudado a criar o termo “engenharia de software” e por ter desenvolvido o software de bordo para a Apollo 11.

Assim, sempre que fizer uma pesquisa relacionada com o espaço - como “Apollo 11”— num telemóvel, o utilizador irá ver histórias do Smithsonian sobre a missão, o foguetão e as pessoas que tornaram possível este feito. Cada história está acompanhada de novos fotografias, vídeos e informação.

As comemorações incluem ainda 40 novas exposições sobre a Apollo 11 no Google Arts & Culture. Entre elas, as reflexões de Walter Cronkite’s sobre os primeiros passos da humanidade, como colocar um fato espacial, ou como guardar a comida para a viagem. Há muita coisa para aprender – o interior do módulo de comando é um bom lugar para tomar notas.

A partir do dia 15 de Julho, o Google Earth vai passar a ter vários novos tours e passatempos para vai ajudar os utilizadores a explorarem visualmente mais coisas sobre a missão à Lua, sobre a NASA e sobre o mundo da exploração espacial. .

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.