As diferenças culturais mostram-se nos comportamentos e atitudes que temos e também nas escolhas que fazemos, tanto "off" como "online", assim indica um estudo que analisou as diferenças das opções entre ocidentais e orientais quando escolhem a fotografia de perfil para o Facebook.

O relatório, publicado no International Journal of Psychology refere que as fotografias de perfil dos utilizadores do Facebook de países ocidentais estão mais focadas e próximas do rosto do que que as publicadas por cidadãos das culturas "coletivistas e interdependentes" da Ásia Oriental.

As conclusões confirmam estudos anteriores sobre a influência dos fatores culturais nas preferências cognitivas, como o facto de os cidadãos dos países do Oriente serem mais sensíveis a informação contextual do que os ocidentais.

A nova análise vem mostrar que estas "tendências do mundo real" também se refletem na forma como nos apresentamos online.

O estudo aponta igualmente que as diferenças culturais acerca da nossa auto-apresentação podem mudar ao longo do tempo e de lugar para lugar, e dá exemplos. Há maior probabilidade de um cidadão de um país da Ásia Oriental que estude numa universidade norte-americana de seguir as "preferências" dos seus anfitriões e escolher fotos de close-up do rosto como imagem de perfil, em vez de seguir os padrões culturais herdados, refere-se.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico