O consórcio OASIS - Organization for the Advancement of Structured Information Standards anunciou a conclusão da execução de uma tecnologia de assinatura digital baseada em XML destinada a serviços na Web.




A primeira versão do standard, denominado Digital Signature Services (DSS), permite a partilha, criação e verificação de assinaturas digitais sem ser necessária a utilização de um software complexo, diz um comunicado emitido pela organização.




O DSS promete simplificar os processos de verificação de documentos efectuados pelas empresas uma vez que os dados referentes às assinaturas são mantidos num servidor externo, não sendo por isso manejadas individualmente.




O DSS fornece ainda suporte a marcas de tempo, logótipos de empresas, marcas electrónicas e outros códigos.




A criação desta tecnologia tem como objectivo maximizar a segurança existente em serviços electrónicos, tais como o ecommerce, e em aplicações web-based. O DSS inclui os standards já existentes desenvolvidos pelo Internet Engineering Task Force e pelo European Telecommunications Standards Institute.




A OASIS é um consórcio internacional sem fins lucrativos que veicula o desenvolvimento, a convergência e a adopção de standards referentes ao ebuiness. Fundada em 1993, a Organization for the Advancement of Structured Information Standards conta com a colaboração de mais de 5 mil membros, entre os quais representantes de 600 organizações e participantes individuais de 100 países.




Notícias Relacionadas:

2004-09-01 - OASIS assume desenvolvimento da norma DCML

2001-08-24 - OASIS aposta na criação de linguagem Internet com características humanas