O presidente Barack Obama está preocupado com ataques informáticos às infraestruturas críticas dos Estados Unidos e veio alertar publicamente para os riscos associados às ciberameaças.

A tomada de posição foi levada a cabo num editorial oficial publicado no Wall Street Journal, em que o presidente dos Estados Unidos pede ao Congresso que tome medidas para fazer face a este tipo de ameaças, relata a Associated Press.

"As ameaças informáticas ao nosso país são um dos mais sérios desafios à economia e segurança nacionais que enfrentamos", afirmou Barack Obama, na nota publicada no jornal. "Governos de outros países, organizações criminosas e particulares estão a pôr à prova, todos os dias, os nossos sistemas financeiros, energéticos e de segurança todos os dias", acrescentou.

O líder político do país mencionou expressamente um incidente que teve lugar em O líder político do país mencionou expressamente um incidente que teve lugar em 2011, em que um hacker publicou imagens dos sistemas de controlo de uma infraestrutura de abastecimento de águas no Texas, disse ainda que as companhias que controlam as condutas de transporte de gás natural também tinham sido visadas por ataques.

O líder político do país mencionou expressamente um incidente que teve lugar em 2011, em que um hacker publicou imagens dos sistemas de controlo de uma infraestrutura de abastecimento de águas no Texas, disse ainda que as companhias que controlam as condutas de transporte de gás natural também tinham sido visadas por ataques.

Obama referiu ainda o número crescente de ataques aos sistemas informáticos das indústrias nuclear e química, o que aumenta as suspeitas de ataques direcionados a estas infraestruturas num eventual cenário de guerra.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.