As Nações Unidas, o Google e a Cisco apresentaram um portal onde é possível seguir a evolução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, cujas metas incluem uma campanha mundial contra a pobreza mundial e a universalização da educação.



O site mdgmonitor.org inclui dados actualizados sobre os indicadores de desenvolvimento dos países - como os que se referem à saúde pública - e uma ligação ao Google Earth, que permite verificar o posicionamento das regiões monitorizadas.



A página foi apresentada mundialmente ontem como uma ferramenta útil para que o sector público e privado encontrem informação, sigam os avanços, identifiquem os défices e marque as áreas onde serão necessários esforços adicionais. Citado pela Reuters, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon referiu que o MDG Monitor tem como objectivo comprometer a população com o seguimento dos objectivos mundiais traçados até 2015, numa altura em que "estamos a enfrentar uma emergência no desenvolvimento e necessitamos uma acção de emergência".



Os ODM foram adoptados pela Assembleia-geral da ONu em 2000 sob a aprovação dos 189 países que integram a organização. A meta é alcançar os objectivos até 2015, ano em que deverá estar erradicada a pobreza extrema e a fome. Os outros pontos de foco incluem a promoção da educação infantil, a promoção da igualdade dos cidadãos. A redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna, combater a SIDA, o paludismo e outras epidemias.



Ban Ki-Moon frisou que "alcançar os objectivos é uma meta que os governos, as organizações internacionais, as empresas privadas e as não governamentais devem seguir".



Quase oito anos após traçados os planos, continuam a existir quase mil milhões de pessoas a viver com menos de um dólar por dia e seis milhões de crianças com menos de cinco anos a morrerem todos os anos por má nutrição.


Notícias Relacionadas:

2004-07-07 - ONU quer ganhar batalha contra o spam através da cooperação internacional